Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio

CURSO DE EXTENSÃO MODALIDADES DE ENSINO (UFPR – 2016)

Educação Profissional I - PDF
Educação Profissional II – PDF
Educação de Jovens e Adultos I – PDF
Educação de Jovens e Adultos II – PDF
ENSINO MÉDIO E OS POVOS INDÍGENAS: desafios e perspectivas para “indianizar” a educação escolar - PDF (vídeo 1 https://www.youtube.com/watch?v=uuzTSTmIaUc e vídeo 2 https://www.youtube.com/watch?v=M0mrQZ5IqB4)

Debate sobre a Medida Provisória do EM – PDF

O Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio é uma proposta do Ministério da Educação e tem por objetivo oferecer formação continuada aos professores do ensino médio nas 27 unidades da Federação. Para que se concretize, o Pacto depende da adesão das secretarias estaduais, de universidades públicas e dos professores do ensino médio. Conforme dados do censo escolar, o País tem 495,6 mil docentes desta etapa do ensino, que lecionam em 20 mil escolas públicas. Os 26 estados e o Distrito Federal já aderiram ao Pacto e agora é a vez da adesão dos professores. (Fonte: Portal Brasil).

A Universidade Federal do Paraná, por meio do Observatório do Ensino Médio, está responsável pela coordenação da produção dos materiais didático-pedagógicos da formação de professores e pela realização dos Seminários Nacionais que visam acompanhar as ações do Pacto. Além disso, colabora com as IES do Paraná nas atividades do Pacto no estado.

No site do Observatório do Ensino Médio você encontrará as transcriçõees das palestras e vídeos do I Seminário Nacional do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio e os Cadernos de Formação da I e II etapas. Boas leituras!

MATERIAIS III SEMINARIO NACIONAL DO PACTO PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO

PNEM MEC Resumos 2016b
CADERNO DE RESUMOS, abril 2016 – Organizaçao Eloise Medice Colontonio e Monica Ribeiro da Silva

CADERNO_MODALIDADES_CAPA
CADERNO MODALIDADES

MEC.SEB. Indicadores SISMEDIO

Professor Nabil

Professora Malvina

III Seminário PNEM Pespectivas

CADERNOS DA SEGUNDA ETAPA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO

Caderno-1-E2-FINAL-1
ETAPA II – CADERNO I
ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NO ENSINO MÉDIO

Caderno-2-E2-FINAL-1
ETAPA II – CADERNO II
CIÊNCIAS HUMANAS

Caderno 3- E2- FINAL-1
ETAPA II – CADERNO III
CIÊNCIAS DA NATUREZA

Caderno 4 - E2- FINAL-1
ETAPA II – CADERNO IV
LINGUAGENS

Caderno-5-E2-FINAL-1
ETAPA II – CADERNO V
MATEMÁTICA

CADERNOS DA PRIMEIRA ETAPA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO

WEB - Caderno 1-1
ETAPA I – CADERNO I
ENSINO MÉDIO E FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL

WEB - Caderno 2-1
ETAPA I – CADERNO II
O JOVEM COMO SUJEITO DO ENSINO MÉDIO

WEB - Caderno 3-1
ETAPA I – CADERNO III
O CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO, SEUS SUJEITOS E O DESAFIOS DA FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL

WEB - Caderno 4-1
ETAPA I – CADERNO IV
ÁREAS DE CONHECIMENTO E INTEGRAÇÃO CURRICULAR

WEB - Caderno 5-1
ETAPA I – CADERNO V
ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA

WEB - Caderno 6-1
ETAPA I – CADERNO VI
AVALIAÇÃO DO ENSINO MÉDIO

Para visualizar os Cadernos de Formação em formato e-book, basta realizar a instalação do aplicativo Readium, por meio deste link https://dl.dropboxusercontent.com/u/63878675/Pnem.apk, em um tablet que possua sistema operacional Android 4.0 ou superior.

Legislação do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio

PORTARIA Nº 4.077, DE 12 DE DEZEMBRO DE 2013
RESOLUÇÃO Nº 51, DE 11 DE DEZEMBRO DE 2013
PORTARIA Nº 1.140, DE 22 DE NOVEMBRO DE 2013
PNEM, PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES – DOCUMENTO ORIENTADOR PRELIMINAR – OUTUBRO 2013 – arquivo pdf
RESOLUÇÃO Nº 2, DE 30 DE JANEIRO 2012
PARECER CNE/CEB Nº 5, DE 4 DE MAIO DE 2011

Links para os tutoriais de uso da plataforma do SisMédio

TUTORIAL SISMÉDIO: AVALIAÇÕES PARA TODOS OS USUÁRIOS – AGOSTO 2014 – arquivo pdf
TUTORIAL PARA ACOMPANHAMENTO DAS BOLSAS – AGOSTO 2014 – arquivo pdf
PASSO A PASSO PARA OS DIRETORES – arquivo pdf

ORIENTAÇÕES PARA OS SUPERVISORES – arquivo pdf

Documentos do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio no Paraná

INSTRUÇÔES PARA ORIENTADORES DE ESTUDOS E FORMADORES REGIONAIS – UFPR, AGOSTO 2014 – arquivo pdf

DOCUMENTO ORIENTADOR DAS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E COORDENADORES PEDAGÓGICOS DO ENSINO MÉDIO EM 2014, MEC – arquivo pdf

PROPOSTA DE FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO,  MEC, quadros síntese – arquivo Powerpoint

APRESENTAÇÃO FÓRUM CURITIBA ENSINO MÉDIO, Yvelise Arcoverde, MEC – arquivo Powerpoint

ORGANIZAÇÃO DA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO DO PARANÁ, Eliane Vieira Rocha, SUED/SEED – arquivo pdf

CONTEÚDOS E METODOLOGIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA NO ENSINO MÉDIO, Domingos Leite Lima Filho – arquivo Powerpoint

LOGÍSTICA DO PACTO – arquivo Excel

II Seminário do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio – Out. 2014 – Apresentações

POLÍTICA NACIONAL DO ENSINO MÉDIO – Maria Beatriz Luce / MEC – arquivo Powerpoint

BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: PROPOSTA DE CONSTRUÇÃO COLETIVA – Clarice Salete Traversini / MEC – arquivo Powerpoint

POLÍTICA DO ENSINO MÉDIO NO BRASIL: PROGRAMAS E AÇÕES DO MEC – Clarice Salete Traversini / MEC – arquivo Powerpoint

MONITORAMENTO DO PACTO PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO NO BRASIL - Yvelise Arco-Verde / MEC – arquivo Powerpoint

ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO – Mirna França da Silva de Araújo / MEC – arquivo Powerpoint

SEGUNDA ETAPA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES – Monica Ribeiro da Silva / UFPR – arquivo Powerpoint

REGIÃO CENTRO-OESTE – Avaliação do Grupo de Trabalho – arquivo Powerpoint

REGIÃO SUL – Avaliação do Grupo de Trabalho – arquivo pdf

REGIÃO NORTE – Avaliação do Grupo de Trabalho – arquivo Powerpoint

REGIÃO SUDESTE – Avaliação do Grupo de Trabalho – arquivo Powerpoint

REGIÃO NORDESTE – Avaliação do Grupo de Trabalho – arquivo Powerpoint

ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NO ENSINO MÉDIO, CADERNO I, ETAPA II – Erisevelton Silva Lima, Denise de Amorim Ramos, Fátima Branco Godinho de Castro, Maria Madselva Ferreira Feiges, Marta Mariano Alves, Rogério Justino – apresentação em arquivo pdf.

CIÊNCIAS HUMANAS, CADERNO II, ETAPA II – Alexandro Dantas Trindade, Arnaldo Pinto Junior, Claudia da Silva Kryszczun, Eduardo Salles de Oliveira Barra, Marivône Regina Machado, Marcia de Almeida Gonçalves, Marcia Fernandes Rosa Neu – apresentação em arquivo Powerpoint.

CIÊNCIAS DA NATUREZA, CADERNO III, ETAPA II – Daniela Lopes Scarpa, Flavio Antônio Maximiano, Hildney Alves de Oliveira, Lana Claudia de Souza Fonseca, Sérgio Camargo, Silmara Alessi Guebur Roehrig – apresentação em arquivo Powerpoint.

LINGUAGENS, CADERNO IV, ETAPA II – Adair Bonini, Claudia Hilsdorf Rocha, Fernando Jaime Gonzalez, Magali Kleber, Paulo Evaldo Fensterseifer, Ruberval Franco Maciel – apresentação em arquivo Powerpoint.

MATEMÁTICA, CADERNO V, ETAPA II – Iole de Freitas Druck, Maria Cristina Bonomi, Viviana Giampaoli, Ana Paula Jahn, Ítalo Modesto Dutra – apresentação em arquivo pdf.

24 Comments

  1. Anastácia Pereira Oliveira Sena

    Quem pode ser o articulador do pacto?

    • Olá Anastácia,
      Essa dúvida, e outras que lhe ocorrerem, podem ser enviada para o e-mail formação.ensinomedio@gmail.com
      Do observatório e será respondida assim que possível

      Att,
      Observatório do Ensino Médio

  2. William Botelho

    Olá, boa noite.

    Sou professor de História da rede estadual de São Paulo, desde 2010. Porém, o meu vinculo è de contratado (vulgo ” categoria O” lei 1093). Minha pergunta é posso atuar como professor orientador? Ou somente o professor “efetivo”?. Na legislação sobre o pacto, não há nada claro a respeito… Logo, os professores e a gestão da escola me elegeram como tal no sistema do Programa…

    Att

    William Botelho

  3. Helena Oliveira Neves

    Sou professora e atualmente atuo na biblioteca da escola onde estou lotada. Há muitos anos venho realizando projetos com alunos. para apresentações na hora do recreio. São projetos que contam com a colaboração de alunos e professores e culminam com apresentações, na hora do recreio, com dança, teatro, música ou evento cultural ligado a datas comemorativas ou a algum assunto de importância educativa. Trabalho assim porque julgo que a biblioteca deve atuar juntamente no contexto da escola com atividades pedagógicas. Ocorre que gostaria de fazer o curso para aplicação de projetos e receber o certificado, mas a Coordenadoria de Educação me informou que somente quem está em sala de aula pode se inscrever. Gostaria de poder participar. O que devo fazer?

  4. Cristiane Farias

    Excelente iniciativa!
    Saudades Mônica Ribeiro…
    Bjo
    Cris – Cascavel

  5. PAULO LEANDRO ROCHA

    Atitude conjunta em busca de novas concepções na educação brasileira, as expectativas e crenças acerca de mudanças dentro do contexto educacional são o que fundem nossos objetivos e a nossa participação nesse projeto.
    Boa sorte a todos.

  6. Lúcia Maria C. Siqueira Tavares

    Estou empolgada com este curso. A dinâmica apresentada para a capacitação é ótima! Espero que todos os professores do Ensino Médio abracem este projeto. Em breve colheremos bons resultados.

  7. A Formação Continuada dos Professores do Ensino Médio está sendo muito positiva em nossa Escola,pois todos estão envolvidos e se reciclando.tornando assim o estudo mais prazeroso.

  8. Heliamar Maria de Oliveira Fonseca

    Bom dia,achei muito bom o material,assim que der me enviem sugestões de atividades.

    Um abraço.
    Heliamar

  9. Maria Eliza Brefere Arnoni

    Um bom materia de consultal!!!

  10. Arnaldo Farias de Frewitas

    Boa tarde!
    Participei da primeira etapa do SisMédio. Realizei todas as atividades, no entanto não fui contemplado até o momento. Meu nome não constou no cadastro.
    Será se ainda irei receber o retroativo da primeira etapa?

  11. José Gomes Bezerril

    Estamos iniciando a etapa I do pacto e temos dúvidas acerca da sequência de estudos dos conteúdos. Há divergências sobre estudar os cadernos na sequência ou estudar os conteúdos independentemente da sequência de cadernos. Por favor, oriente-nos.
    professorbezerril@hotmail.com Santa Cruz RN (84) 9954 3586

  12. Daniela Ortiz Martins

    Boa noite! Ao visitar e utilizar o site, o qual mto bem estruturado para nos auxiliar nos estudos do PNEM, gostaria de informar-lhes de que o link do arquivo power point do caderno II – etapa II está quebrado, impossibilitando o download do mesmo. Espero poder ainda contar com este arquivo e com seu pronto suporte,
    Att.

  13. GEDALVA QUEIROZ BRITO

    Quero parabenizar a todos pela forma inteligente e cuidadosa que foi envolvendo a todos; pelo jeito de fazer tanta gente se comprometer de forma prazerosa; esta transformação silenciosa a partir do nosso ser e depois no nosso chão da escola, na vida de tantos sujeitos construtores da própria história.

  14. Marisa de Melo

    Os cadernos que já estudamos todos acrescentarão vários conhecimentos e cada vez mais cresce e aumenta o desejo de obter mais informações para juntos caminhar ,para um Fortalecimento do Ensino Médio .

  15. José Gomes Bezerril

    Na Escola Estadual João Ferreira de Souza, em Santa Cruz – RN estamos no 6º encontro e percebemos a preocupação, o interesse dos e o compromisso dos cursistas com um currículo voltado para a formação integral do cidadão, contemplando as quatro áreas do conhecimento de modo integralizado, pondo fim ao antigo modelo de disciplinas estanques.
    A equipe compõe-se de um orientador e doze cursistas, sendo oito cadastrados no SIMEC (bolsistas) e quatro não cadastrados. Todos demonstram igual interesse, compromisso e desempenho com com relação ao desenvolvimento da formação continuada.

  16. boa tarde estou muito feliz na mudança que estar acontecendo em minha escola. Essa nova etapa vem nos trazendo uma complementação da primeira.

  17. LAUDICEIA LINS

    Excelente material para contribuir com a formação do professor. Ampliando seus conhecimentos e o ajudando a fomentar novas práticas didáticas em sala de aula.

  18. Evandir de Jesus Silva

    Olá, sou professor de História na Rede Estadual de Ensino no Estado do Maranhão e estou atuando no Pacto como O.R, gostaria de saber se nesta etapa serão incluídos os professores que não foram incluídos na primeira, para que estes possam gozar dos mesmos benefícios que os demais professores cursistas inscritos, pois, apenas como ouvintes estes, não se sentem à vontade para jogar de todas as benesses que os demais gozam, quanto ao Pacto, o material alcança a excelência com ideias clara e a profundidade e contextualização dos temas, as metodologias sugeriam são factíveis, e para finalizar, vou dizer que esta formação no momento oportuno e necessário…

  19. Evandir de Jesus Silva

    Quero corrigi, eu estou atuando como Orientador de Estudo.

  20. Luciana

    Caso um dos colegas esteja envolvido na operacionalização do programa, pediria que informasse como estão lidando com a questão do pagamento de diárias e transportes, tendo em vista as questões legais de prestação de contas.

  21. Histarley

    Estou graduando na Universidade Federal do Maranhão e estou participando de forma voluntária na categoria OUVINTE em uma escola estadual e gostaria de saber se posso receber algum documento que comprove que estou assistindo/participando das formações.

  22. Maria de Lourdes Mendes de Oliveira da Silva

    Nós que trabalhamos e sonhamos com uma Educação sempre melhor e que agora fazemos parte deste programa, só temos a agradecer a todos aqueles que contribuíram e continuam firmes no desenrolar do Pacto. Foi uma iniciativa excelente. Esperamos que não demore a vir os frutos que ora plantamos na educação do Ensino Médio.
    Maria de Lourdes.
    Barra do Corda- MA.

  23. Sou professor de Física da rede estadual de Pernambuco há 12 anos e conclui um curso de formação do SIMEC em 10 etapas na Escola de Gaibu-PE. Infelizmente o MEC só pagou 3 meses da minha bolsa a que tenho direito num total de 10 parcelas de R$ 200,00.Esqueceram de mim ou não vou mais receber? Por que a demora? Outros colegas já receberam todas as parcelas da bolsa. Já cumpri todos os requisitos como avaliações normais e complementares. Meu CPF é 195.376.204-25. Aguardo informaçãoe no meu e-mail, obrigado!

Comments are closed.